Basenji

Basenji

Origem: Zâmbia e Congo Porte: Pequeno Características: Existe uma corrente que acredita que o Basenji descende do Spitz, por causa da semelhança entre ambas as raças. Outra versão diz que a raça é derivada de cães párias da África Central. No Congo, os Basenjis eram usados para caçar, guiando a presa até as redes de … Ler mais…

Beagle

Beagle

Origem: Inglaterra Porte: Pequeno. Características: Acredita-se que a raça tenha se originado de cães celtas cruzados com Hounds ingleses pequenos. Não se sabe ao certo quando o padrão atual da raça se fixou. O certo é que existem cães tipo Beagle na Inglaterra há muitos séculos. Aos Estados Unidos, esse cão chegou na época da colonização, onde eram utilizados … Ler mais…

Bedlington Terrier

Bedlington Terrier

Origem: Inglaterra Porte: Pequeno. Características: O Bedlington Terrier surgiu na região de Northumberland, na Inglaterra, no condado mineiro de Bedlington, de onde deriva o seu nome. No caso do Bedlington Terrier, as aparências podem enganar. Afinal, por trás do jeito de “carneirinho”, escondem-se a força e a valentia de um “lobo” que combina o aspecto exótico a um … Ler mais…

Bichon Frisé

Bichon Frisé

Origem: Espanha. Cão originário da ilha de Tenerife (Espanha), segundo a história, saiu da região em um navio mercante, foi para a França e um exemplar foi presenteado à rainha desse país. Então o Tenerife passou a ser chamado de Bichon, por causa da aparência de seu pêlo. Porte: Pequeno Características: É fácil conviver com a raça que … Ler mais…

Boston Terrier

Boston Terrier

Origem: Estados Unidos. Sua origem e padrão foram sempre contestados, o que atrasou o registro da raça, que só ocorreu em 1893. Mas o cão surgiu na cidade de Boston, nos Estados Unidos, e é considerado um símbolo do patriotismo nacional. Porte: Pequeno Características: Cão de companhia muito difundido nos Estados Unidos, o Boston Terrier … Ler mais…

Buldogue Francês

Buldogue Francês

Origem: França. No século 19, o Buldogue era popular nos ringues de luta em todo o mundo, até mesmo na França, onde surgiu a nova raça. Os primeiros exemplares franceses chegaram à Inglaterra em 1893. Quando surgiu o clube da raça nesse país, em 1902, havia poucos exemplares. Logo, esse cão se valorizou e tornou-se … Ler mais…

Cavalier King Charles Spaniel

Cavalier King Charles Spaniel

Origem: Inglaterra Porte: Pequeno Características: Pelo seu temperamento alegre, expansivo e calmo, o Cavalier King Charles Spaniel é tido como um excelente cão de companhia. Com o passar dos anos, porém, o Cavalier King quase desapareceu como raça pura, pois foi cruzado com raças de porte menor e narizes curtos, importadas da China e do … Ler mais…

Chihuahua

Chihuahua

Origem: México Porte: Pequeno Características: O Chihuahua é inconfundível, principalmente por seu tamanho, já que ele é o menor cão do mundo, com, no máximo, 15 cm. Mas sua cabeça redonda, focinho liso e orelhas grandes e eretas, quando em alerta, são outras características deste estabanado e possessivo cãozinho. Em repouso, as orelhas dobram em … Ler mais…

Cristado Chinês

Cristado Chinês

Origem: Não se pode ao certo, como em muitas outras raças, afirmar a origem do Cristado Chinês. Cães muito parecidos são encontrados no Peru, no México e na China. O nome atual se dá pelos tufos de pêlo na cabeça, que lembram os rabos de cavalo, muito usados entre as chinesas. Porte: Pequeno Características: Excelente … Ler mais…