Sphynx

Sphynx

Sphynx

História

A raça de gato Sphynx também é conhecida como Gato Pelado Canadense, é um gato bastante parecido com o Gato Pelado Mexicano que é uma raça considerada atualmente extinta. Foi então no ano de 1966 que o primeiro exemplar de gato Sphynx teria surgido, um gato doméstico que deu a luz a um gato totalmente sem pelos no Canadá. Esta mutação ocasionou o surgimento de gatos que não tivessem pelos o que é natural e comum em vários países.

Os gatos da raça Sphynx são totalmente desprovidos de pelos, e possuem características físicas consideradas bem diferentes dos demais felinos, costuma ser dono de uma personalidade que se parece mais com a de um cachorro do que a de um gato. A sua pele sempre se apresenta suave ao tato e a sua temperatura interna é ligeiramente maior do que em outras raças.

Existem diversos estudos onde a raça teria aparecido na época dos Astecas, na América Central. Apesar disto apenas a partir da década de 60, foram então iniciadas pesquisas com gatos que não tivessem pelos. Ao final daquela década, diversos criadores americanos já haviam conseguido o reconhecimento provisório desta raça como uma raça oficial pela CFA (Cat Fanciers Association).

Apesar desta particularidade, se passaram dois anos e este registro teria sido abolido, foi então quando se evidenciou que existiam exemplares sujeitos a problemas sérios de saúde, como por exemplo, convulsões fatais. Nos últimos 20 anos os problemas de saúde desta raça diminuíram muito, pois os criadores acabaram por aprender como os contornar. Agora pretendem pedir novamente o registro pela CFA, porém como o Sphynx é um gato que continua muito raro e poderá não preencher todos os requisitos dessa entidade para o seu reconhecimento. Eles acreditam mesmo assim que em alguns anos poderão pedir até mesmo a oficialização da raça. Aqui no Brasil a raça é raríssima, sendo considerado desconhecido do grande público.

Características físicas

A característica mais marcante do gato da raça Sphynx é o seu corpo sem pelos e a sua pele enrugada. Na verdade o corpo destes gatos é coberto com uma pelagem quase que invisível o que faz desta raça um dos gatos mais exóticos e diferenciados do mundo. Para se ter ideia nos Estados Unidos ele foi apelidado de ET e a banda de rock Aerosmith se aproveitou desta imagem e o reproduziu em camisetas do grupo e encartes de seus discos.

Devido a este visual totalmente diferente, o Sphynx está longe de agradar a maior parte das pessoas que preferem sempre gatos mais peludos e atraentes.

Outra situação diferenciada de sua raça são suas rugas, estas que na verdade todos os gatos possuem, porém acabam sendo encobertas por sua pelagem, seja ela ruga ou longa. Outra característica particular do Sphynx é a sua oleosidade, em outras raças o óleo passa da pele para os pelos. Mas apesar disto no caso desta raça, quase que sem pelos, essa oleosidade acaba ficando em sua própria pele.

Em resumo o Sphynx é um gato que possui uma ossatura fina e bem musculosa além de contar com uma cauda longa. Sua cabeça não é redonda nem mesmo cuneiforme, se alarga até os olhos e daí para cima apresenta-se com a forma de um bloco retangular. Seus olhos dourados ficam sempre localizados para trás e ligeiramente inclinados. Suas orelhas são inseridas na base maior e superior de sua cabeça, são grandes e ainda ligeiramente arredondadas em suas pontas.

A pele do Sphynx costuma ser bastante característica, formada por rugas até mesmo em sua cabeça. Os gatos filhotes apresentam uma pelagem muito fina que cobre seu corpo, que no adulto apenas poderá ser observada nas extremidades. Seus pelos curtos e finos são muito semelhantes com um veludo e ao tato como musco, cobrem a sua face, são maiores atrás das orelhas e mais duros ao redor de seu nariz e da sua boca.

Comportamento

De acordo com diversos especialistas no ramo, os gatos da raça Sphynx é um macaco, cão, criança e gato tudo ao mesmo tempo. Adoram fazer acrobacias, diferente de outros gatos. São muito leais a humanos e os seguem para todo o lado de cauda levantada e também felizes da vida, além de estarem sempre pedindo atenção por parte de seus donos.

É um felino esperto e afetivo. Amigáveis e se adaptam bastante a qualquer tipo de família. Para ele todas as pessoas são suas amigas, mas ele não demonstra seu carinho e desta forma poderão ter problemas com estranhos. Apesar disto se relacionam bem com outros animais e costumam seguir seu dono em todos os lugares.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta