Somali

Somali

Somali

História

Há mais de 30 anos, o gato Somali era considerado apenas um gato Abissínio que não teria dado certo, já que nascia do acasalamento entre abissínios, gatos que tem como características o pelo curto, mas tinham uma pelagem longa demais. A sua aceitação oficial, veio a dar um status de raça pura para esses exemplares até então que eram rejeitados resultando de um trabalho de desenvolvimento nos Estados Unidos pela então criadora de gatos Abissínios Evelyn Mangue.

A partir do ano de 1972 ela conseguiu obter o seu primeiro reconhecimento para o Somali na chamada National Cat Fanciers’ Association (NCFA). Depois disto sete anos depois no ano de 1979 a raça era aceita pela maior entidade norte americana de criação de gatos, a Cat Fanciers’ Association (CFA). E no mesmo ano foi fundada também a The International Cat Association (TICA), e o Somali estava entre os gatos que eram reconhecidos desde o início. A partir do ano de 1981 foi a vez do Reino Unido dar o reconhecimento a esta raça por meio de sua única entidade de registro existente de gatos a Governing Council of the Cat Fancy (GCCF). Um ano depois as portas então se abriram para o Somali, no restante da Europa com o seu reconhecimento dado pela federação internacional Felina, a FIFE.

A criação passou a ser bastante expressiva até hoje. E em 2001 a raça teria sido a 22ª mais registrada entre as 69 que foram listadas através do ranking das duas que fossem as maiores entidades de criação dos Estados Unidos, a CFA e também a TICA. Essa posição foi alcançada através de 410 filhotes que foram registrados nas suas duas organizações, e com isto no mesmo ano o Somali teria sido o 17° grato de raça britânica com 244 filhotes registrados.

Características físicas

Os gatos da raça Somali contam com um corpo médio, elegante além de ter um bom desenvolvimento muscular, conta com boas proporções sendo um pouco maior em tamanho do que o gato Abissínio e com ossos que são mais largos do que o gato Siamês. Sua cabeça é de tamanho moderado, cuneiforme e ainda com um nariz médio de cor rosada e um queixo arredondado. Suas orelhas costumam ser grandes, com tufos, afastadas e ainda pontiagudas, parecendo estarem em posição sempre de alerta.

O felino da raça Somali apresenta também como uma característica bastante marcante olhos grandes e expressivos em cor de avelã, âmbar ou verdes, contam com pálpebras escuras, dando a impressão de utilizar óculos que rodeiam assim seus olhos amendoados. Sua cauda sempre se apresenta de tamanho comprido, grossa na base, além de afunilada e bastante peluda, com forma de escova, parecendo como uma raposa. Os animais desta raça tem pernas compridas e também esguias, sempre proporcionais ao seu corpo, com mãos pequenas e também ovais, compostas de almofadas rosadas e tufos entre os seus dedos.

O único cuidado especial com os gatos desta raça é com a sua pelagem, é necessário a escovar com frequência para que se evite sujeiras ou mesmo contaminações.

Comportamento

Os gatos da raça Somali são animais bastante inteligentes, considerados muito ágeis e com muito vigor, além de serem extremamente brincalhões, amigos e bem humorados bem como extremamente sociáveis, apesar de não serem tão extrovertidos como os gatos da raça Abissínio. Os Somalis não gostam de ficar muito tempo dentro de casa, mas quando estão junto da família se comunicam muito bem com as pessoas, fazendo-os de uma forma muito suave e agradável.

Como traços de sua personalidade oferecem rompantes de energia, gostando de brincar com bolas e brinquedos, além de saltar como um macaco. Algumas vezes eles seguram os brinquedos com a sua própria pata ou sua própria comida como se fossem um macaco.

Alguns exemplares possuem a capacidade de abrir torneiras, e tudo isto com o intuito de brincar com água, o que é uma de suas distrações preferidas.

Outra particularidade interessante sobre a raça é que o gato da raça Somali costuma ser muito hiperativo. Adora brincadeiras e passa a maior parte do tempo passeando de um lado para o outro, buscando diversão e aventuras. O que é contrário da maioria das raças de gatos, ele dorme apenas para que possa repor suas energias e se preparar para realizar novas estripulias e atividades.

Certamente podemos levar em conta que curiosidade é o seu sobrenome. Pois ele está sempre entretido com algum objeto ou mesmo lugar pequeno principalmente em locais que sejam pequenos e também mobiliados. Ao primeiro contato o gato da raça Somali costuma ficar somente observando, até que se possa render aos carinhos de estranhos e o convívio com outros animais.

Outra característica que é bastante marcante e interessante no comportamento dos gatos da raça Somali é a sua adaptação aos ambientes e também comandos de várias pessoas, se tornando um bom companheiro para adultos e também crianças. Os gatos desta raça costumam ser bastante carinhosos, espertos e gostam do convívio com humanos.

Além disto, ele poderá dividir o mesmo espaço tranquilamente com outros animais como, por exemplo, felinos, cachorros e até mesmo pássaros sem os atacar.Esta costuma ser uma raça felina extremamente carinhosa, que costuma estar sempre em movimento e a procura de diversão.

Uma excelente companhia que adora um convívio social. O gato da raça Somali poderá ser um fiel amigo e certamente irá lhe proporcionar bons e inesquecíveis momentos a seus donos, através da forma de lidar com as pessoas manhosa e de suas brincadeiras ele certamente conquista a todos por onde passa.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta