Setter Irlandês

Setter Irlandês

Setter Irlandês

Origem: Irlanda

Porte: Grande

Características: Enérgico, sensível, de faro apurado, o Setter Irlandês resiste bem às intempéries e se adapta a qualquer tipo clima.

Trata-se de um dos mais conhecidos cães de caça de porte grande e pêlo longo. Como companheiro, também reúne atrativos como bom humor, lealdade, inteligência, meiguice e sociabilidade.

Precisa de exercício para gastar suas energias, caminhando de uma a duas horas.

Para cuidar da beleza, uma vez por semana deve-se fazer uma escovação geral na pelagem e, a cada dois dias, nas partes mais compridas.

Para evitar excesso de oleosidade na pelagem e o aparecimento de caspa, que descama a pele, deixando-a vermelha e provocando muita coceira, deve-se oferecer uma dieta menos rica em gorduras e dar banho uma vez por semana com sabão de coco e xampu anticaspa ou sabonetes específicos, caso apareça o problema.

As orelhas requerem atenção especial. Como são longas, estão mais propensas à otite, pois ficam abafadas, retendo umidade e aumentando a produção de cera. Não descuide, limpe-as semanalmente.

Quanto aos olhos, também precisam de higiene diária com algodão e água para evitar acúmulo de sujeira e conjuntivite, muito comum na raça.

Dono de uma saúde de ferro, o Setter Irlandês pode viver até 16 anos com o mesmo vigor da juventude.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta