Scottish Fold

Scottish Fold

Scottish Fold (foto: wikipedia)

História

O gato da raça Scottish Fold é uma raça que sofreu grandes mutações genéticas naturais, que fizeram com que a sua cartilagem das suas orelhas dobrassem em direção aos seus olhos. Alguns até mesmo o chamam carinhosamente de raça dos Gatos Coruja, por terem olhos grandes e expressivos, além de contar com orelhas dobradas para frente lembrando muito uma coruja.

A sua origem aconteceu na Escócia no ano de 1961. Isto em uma fazenda perto da cidade de Coupar Angus, região onde havia uma única gata com orelhas dobradas. Esta gata então passou a ter filhotes e dois destes filhotes tinham as orelhas dobradas como as da mãe. O fazendeiro William Ross, que era um grande apaixonado por gatos, pode adquirir os dois gatinhos, e com a ajuda do geneticista Pat Turner pode produzir 76 filhotes nos três primeiros anos. Os nascimentos aconteceram da seguinte forma, houve 42 gatos com orelhas dobradas e 34 gatos com as orelhas retas. A conclusão que se teria é que a mutação das orelhas teria acontecido devido a um gene dominante que lhe dá a característica das orelhas dobradas.

E desde então o Scottish Fold vem se tornando cada vez mais populares principalmente nos países do norte como os Estados Unidos e também o Canadá.

Características físicas

Todos os gatos da raça Folds nascem com a orelha reta e aos poucos vai se dobrando geralmente quando eles possuem 21 dias de idade. Os gatinhos que não desenvolvem as orelhas dobradas são conhecidos como Estreito. Os gatos originais da raça tinham apenas uma dobra em seus ouvidos, apesar disto devido a sua reprodução seletiva os criadores vêm aumentando a dobra para um vinco duplo ou mesmo triplo que faz com que o ouvido possa ser quase que totalmente plano com relação a sua cabeça.

As orelhas dobradas são um gene dominante incompleto que afeta a cartilagem das orelhas e faz com que elas dobrem para frente e para baixo dando uma semelhança de tampa para a cabeça. A dobra é firme e os gatos preferidos são os que possuem uma dobra solta e uma orelha um pouco maior.

Além de suas orelhas bastante peculiares, o Schottish Fold é um gato que possui um porte médio, conta com peso de 3 a 4 kg para fêmeas e entre 4 a 5 kg para gatos machos, com a cabeça e o corpo bem arredondados. Este gato também possui pernas que são mais curtas do que o normal, aparentando inclusive serem baixinhos. Seus olhos são bastante particulares, grandes e expressivos além de amplamente espaçados que poderão dar uma expressão doce para este felino. A cor dos olhos do Scottish Fold varia de acordo com o manto de sua pelagem, que poderá variar do mel, dourado, castanho ao verde, dando uma expressão extremamente doce ao felino.

Seu nariz possui um aspecto curto, contando com uma curva suave e corpo de gato bem arredondado com uma aparência que seja acolchoada de tamanho médio e redondo. Suas pernas são curtas, porém fortes. Sua cabeça é abaulada na parte superior e o seu pescoço costuma ser muito curto.

O gato da raça Scottish Fold pode contar com um pelo longo ou curto. Todos os exemplares e combinações de cores são aceitos com exceção das cores apontadas a seguir como o creme, bicolor e três cores.

Comportamento

Os felinos desta raça sejam eles os exemplares com orelhas dobradas ou mesmo com orelhas normais são normalmente bem-humorados e tranquilos, que podem tranquilamente se adaptar a outros animais diferentes como cães e gatos de outras raças se adaptando a qualquer ambiente, até mesmo ambientes que podem ser considerados como muito pequenos para ele.

Eles tendem se tornar animais de estimação muito ligados aos seus donos e por natureza são muito afetuosos e retribuem todo o carinho que recebem deles. Gostam muito de realizar brincadeiras, são muito inteligentes, leais, e principalmente adaptáveis a qualquer pessoa que estiver em seu lar.

Costumam dormir de costas e normalmente oferecem uma sonoridade em sua voz bastante suave, exibindo um complexo repertório de miados além de ronronar frequentemente, possui sons bastante diferenciados o que é uma característica encontrada em poucas raças. Também são conhecidos porsentarem com as pernas esticadas e as patas em sua barriga, na chamada posição de Buda.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta