Puli

Puli

Puli

Origem: Hungria

Porte: Médio

Características: Uma bola de barbante. Essa é primeira impressão que temos quando conhecemos a raça Puli. Alegre e simpático com a família, é um animal muito fiel.

Quando ameaçado, é um cão de guarda de primeira classe: responde sem medo, independentemente do tamanho de seu inimigo. Saudável, possui uma camada inferior de pêlo grossa e aveludada, coberta por pêlos longos e encaracolados, que exige cuidados especiais por parte do dono.

O dono deve manter a pelagem exótica do cão sempre limpa e solta, mas nunca sedosa. Secar totalmente os pêlos após o banho é também uma tarefa importantíssima.

Se isso não for feito, o cão exalará um cheiro insuportável e se sentirá mal, pois perceberá que está incomodando o ambiente. O Puli é geralmente de coloração preta, mas também pode ser encontrado nas cores cinza ou branco.

Cão de pastoreio, o Puli tem muita agilidade e costuma conduzir o rebanho saltando entre as ovelhas. Os cães de pelagem clara eram utilizados na condução das ovelhas à noite e, os de pelagem escura, durante o dia.

Desta maneira, ficava mais fácil o pastor distinguir o cão do rebanho. Além de pastor, o Puli também é conhecido como “cão d’água húngaro”, devido a sua agilidade em se movimentar dentro d’água e, assim, caçar pequenos
animais.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta