Pêlo curto europeu

Pêlo curto europeu

Pêlo curto europeu (foto: wikipedia)

História

Originalmente criado na Suécia, o European Shorthair, ou Gato de Pelo Curto Europeu é uma raça relativamente recente, desenvolvida a partir de gatos domésticos europeus. Também conhecido como Celtic Shorthair, ou Gato Celta de Pelo Curto, a raça não deve ser confundida com o British Shorthair, que no passado era chamado de European Shorthair, mesmo apresentando características físicas distintas.

O Pelo Curto Europeu é uma das raças de ocorrência mais comum e sua principal característica é a miscigenação de várias espécies. É um padrão de raças de gatos domésticos que tem como principal aspecto o pelo curto, entre outras feições características. Essas raças compartilham entre si o fato de derivarem de gatos criados nas ruas das cidades, desenvolvendo-se naturalmente, por meio da seleção natural.

A raça compartilha da mesma origem do British Shorthair e do American Shorthair, que têm sido criados por muito mais tempo. O Pelo Curto Inglês, no entanto, passou por cruzamentos com o gato Persa e acabou tornando-se um gato de focinho mais curto e pelagem mais grossa. Mesmo assim, essas duas raças eram conhecidas pelo mesmo nome, o que confundia os criadores escandinavos. Até 1982 as duas raças eram julgadas na mesma categoria nas exposições de beleza, e somente a partir deste ano o standard do tipo escandinavo foi separado do inglês e denominado European Shorthair.

Características físicas

Os gatos da raça Pelo Curto Europeu são fortes, musculosos, geralmente muito ativos. O Pelo Curto Europeu é um gato de médio porte, possui pelagem densa, curta e brilhante. Todas a cores naturais são aceitas para a raça, como por exemplo preto, vermelho, azul e creme, com ou sem marcações brancas. A cor branca também é permitida de acordo com o standard da raça. A cabeça é relativamente grande, de formato arredondado, com bochechas bem desenvolvidas. As orelhas apresentam um tamanho mediano, são largas na base e com a ponta ligeiramente arredondada. A cor dos olhos deve acompanhar a cor da pelagem, e pode ser em tons de amarelo, verde ou laranja.

Comportamento

Conhecidos caçadores de ratos e outros roedores, os gatos de raça também são carinhosos e apegados aos donos. Por outro lado, como a raça foi desenvolvida a partir de diversos tipos de gatos domésticos, é muito difícil falar genericamente sobre a personalidade dos gatos dessa raça. De maneira geral, são gatos simpáticos, dóceis, brincalhões e inteligentes. Costumam se dar bem com outros gatos e também costumam tolerar bem a presença de outros animais na casa, como cães. Mas uma coisa é certa: a grande maioria dos exemplares dessa raça são especialmente aptos a deixar o quintal e o jardim livre dos roedores.




Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta