Pêlo curto americano

Pelo curto americano

Pelo curto americano (foto: wikipedia)

História

A raça Pelo Curto Americano surgiu no início dos anos de 1980, na Califórnia. A primeira gata da raça foi adotada pela família Rega, possuía pelos negros e as orelhas enroladas características. No mesmo ano, essa gata teve quatro filhotes, dois deles também com as orelhas características do American Curl Shorthair. Uma amiga da família, Nancy Kiester, decidiu então empreender na criação da raça.

O gene dominante responsável pelas orelhas enroladas da raça é diferente do encontrado na raça Scottish Fold, de maneira que essas raças não podem ser comparadas entre si. O reconhecimento do Pelo Curto Americano pela TICA ocorreu em 1986 e pela CFA em 1991. Essa raça é pouco comum, especialmente fora dos Estados Unidos.

Características físicas

De tamanho médio, a raça pesa de 3 a 5 kg. Os ossos e músculos do Pelo Curto não devem ser finos nem pesados demais, seu corpo é do tipo semi-estrangeiro. Sua cabeça é mais comprida do que larga. Os olhos grandes são inseridos afastados, apresentando o formato de noz, a coloração não tem relação com a pelagem e deve ser viva e uniforme. As orelhas são o diferencial do Pelo Curto Americano, são levemente grandes, largas em sua base e com extremidades arredondadas. Internamente as orelhas são bem guarnecidas de pelo, a cartilagem da região é firme ao toque e ocorrem em três variações: ligeiro rebatimento, curvatura parcial e curvatura completa, se apresentando como uma lua crescente. Os gatos Pelo Curto Americano mais procurados são os que apresentam a curvatura completa de suas orelhas, no entanto a curvatura definitiva só ocorre entre os três e quatro meses de idade.

O Pelo Curto Americano se apresenta em duas variações de pelagem, sendo a variação Longhair mais comum na atualidade. A variação Shorthair apresenta pelo curto, fino, sedoso, com pouco sub-pelo, o que leva a raça a ter pouca troca de pelagem. Todas as cores e padrões de pelagem são admitidos para a raça. A cauda do gato da raça Pelo Curto Americano apresenta mesmo comprimento que o corpo do felino, sendo mais grossa em sua base, se afilando até a ponta arredondada. A maturidade do American Curl só ocorre entre os dois e três anos de vida. Outra informação importante é que todo Pelo Curto Americano nasce com orelhas retas, mas elas começam a enrolar na primeira semana de vida.

Comportamento

A raça Pelo Curto Americano é conhecida por seu temperamento equilibrado e pouca tendência a miar, preferindo usar outras formas para atrair a atenção das pessoas. De convivência pacífica, esse gato convive bem com outros animais de estimação e crianças. Com seu dono costuma ser bastante apegado, sendo um bichano sensível e sociável. Gosta de brincadeiras e é bastante ativo, sendo necessária alguma ocupação diária e algum espaço, apesar de ser um gato adaptável a variadas situações.

O gato Pelo Curto Americano combina o lado dócil de gatos de raça com a esperteza dos gatos de rua. Esse gato é curioso e todo dia parece querer encontrar uma nova aventura e novos desafios, em uma nova casa ele vai ficar alerta e analisando a situação, mas sempre respeitando que estava lá antes dele. Por ser bem ligado as pessoas, é comum que o Pelo Curto Americano tente inclui-las em suas atividades ou se incluir na atividade delas, ao mesmo tempo não se importa de parar um pouco para deitar em seu colo e assistir um pouco de TV com você. Com uma personalidade que parece sempre de um filhote, o Pelo Curto Americano ganhou o apelido de “Peter Pan dos gatos”.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta