Ocicat

Ocicat

Ocicat (foto: wikipedia)

História

O gato da raça Ocicat teve seu primeiro exemplar criado no ano de 1964, quando um criador chamado de Virginia Daly de Michigan, interessado em novas e incomuns variedades raças de gatos, tentou criar um gato Siamês misturado com um gato abissínio. Como resultado desta criação os gatinhos subsequentes pareciam gatos abissínios, mas carregavam por sua vez o gene para o padrão siamês. Foram criados um dos gatinhos meio Abissínios para uma mistura com outro gato Siamês completo onde então se conseguiu o objetivo final de produzir um gato abissínio com semelhanças Siamesas.

Na mesma ninhada houve também a criação de um gatinho macho marfim, com manchas cor de ouro e olhos de cor cobre que foram nomeados de Tonga. Os acasalamentos adicionais entre os pais de Tonga teriam produzido mais sósias da raça e foi então lançado oficialmente a raça Ocicat e seus primeiros exemplares. A filha do criador sugeriu o nome de Ocicat, pois lembrava o gato manchado selvagem chamado de jaguatirica.

A partir do ano de 1965 foi então exposto o primeiro Ocicat já a partir de 1966 o CFA aceitou a raça de registro, porém erroneamente foram listados como raças como sendo na verdade uma mistura entre gatos Abissínios e gatos da raça American Shorthair. Com este erro, novos criadores acrescentaram os Shorthairs americanos nas suas linhas de criação por um curto período de tempo, mudando assim o que era o estilo de corpo do gato Siamês esbelto para um tipo mais compacto, e adicionando também mais cores, não disponíveis como no projeto original.

Mesmo com toda a boa recepção dos entusiasmados criadores no CFA, o gato da raça Ocicat acabou não alcançando o estatuto de gato campeão até 1987. Uma série de fatores foi responsável e a principal razão é que o seu criador original teria dado uma pausa de 11 anos desde a sua criação e promoções da raça Ocicats. A notícia se espalhou sobre a raça e logo outros criadores foram duplicar resultados, ampliando assim suas características genéticas. A raça já ganhou bastante popularidade atualmente e possui uma base muito forte.

Características físicas

O gato da raça Ocicat possui um corpo bastante forte e com uma musculatura bem desenvolvida, de porte físico alongado.

Seu porte é atlético, contando com um peito amplo, patas que são medianas, e ainda um rabo bem fino e longo, ficando até a sua ponta escuro.

Seu focinho normalmente é grande e proeminente. Conta com orelhas de tamanho grande e seus olhos também. Seus pelos são finos lidos, brilhantes e curtos.

Além das informações acima, os felinos da raça Ocicat também possuem um corpo grande, forte, com pernas musculosas, com marcas escuras e ainda poderosas patas ovais em forma. Sua cabeça poderá ser descrita com um formato de cunha que é mais longo do que largo. Eles possuem grandes características faciais, como por exemplo, uma mandíbula bastante firme, seu queixo forte e proeminente e ainda um pescoço levemente arqueado. Suas orelhas são inclinadas levemente a um ângulo de 45 graus, com suas pontas levemente arredondadas.

Uma característica bastante curiosa e impressionante sobre estes gatos são as manchas escuras que poderão cobrir os contrastes de sua pele. O formato do corpo do Ocicat é algo entre o oriental esbelto e robusto Shorthair americano, bastante musculoso que dá uma grande impressão de poder e força para este felino tão especial.

Comportamento

Os gatos da raça Ocicat são bastante extrovertidos. Muitas vezes considerados animais com um espírito de cão em um corpo de gato. A maioria dos exemplares poderá ser facilmente treinada para buscar coisas, andar em uma trela e também em arreios.

A maioria dos exemplares é excelente em contar também com toda a sua agilidade felina e alguns poderão até mesmo gostar de água. A raça Ocicat é muito simpática e sociável, apesar destes animaizinhos acabarem sendo tímidos com estranhos, este tipo de comportamento faz com que estes animais de estimação possa se dar bem com exemplares e animais de outras espécies. São excelentes animais de estimação para quem quiser gastar muito tempo com o seu gato, mas precisam de mais atenção do que os gatos que não são tão próximos das pessoas.

Como a maioria dos felinos é muito importante dar para seu bichinho de estimação carinho e atenção, existe uma expressão onde diz que os animais de estimação são o reflexo do dono, e é a mais pura verdade, por este motivo procure sempre tratar bem seu animal de estimação seja o Ocicat ou qualquer outro animal de estimação que você tiver, pois com isto você somente terá a ganhar. Irá conquistar um animalzinho de estimação que certamente irá amar muito você e toda a sua família, além de ser extremamente dócil, simpático e acessível para todas as pessoas bem como seus amigos.

Ainda que o felino tenha sido criado através de genes de animais selvagens, o Ocicat se movimenta de uma forma que lembra muito seus parentes da selva andando com a barriga rente ao chão, em uma pose que lembra a dos felinos selvagens quando estão no encalço da presa.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta