Mist Australiano

Mist Australiano

Mist Australiano

História

O Australian Mist, como seu próprio nome diz, foi completamente originado na Austrália, ganhando o apelido carinhoso de “true blue”. Essa raça é uma mistura de gatos de pelagem curta, com gatos da raça Abissínio e uma base da raça Burmese. A raça surgiu em meados da década de 1970, sendo desenvolvida pelo Dr. Truda Straede. A raça só foi aceita nove anos após seu surgimento.

Sua natureza calma e gentil é o que fez com que a raça Australian Mist fosse criada, sendo a primeira – e única até o momento – raça de gato doméstico a ser criada na Austrália. Grandes associações felinas, como a TICA, ainda não reconhecem a raça, mas a American Cat Fanciers Association aceita seu padrão.

Características físicas

O gato dessa raça possui corpo atlético e aparência charmosa, sendo de porte médio com ossos também medianos, com músculos bem desenvolvidos. O Spottes Mist não apresenta qualquer característica diferente das esperadas para um felino de pelagem curta. É um gato proporcional e sem extremos em sua aparência, mas se apresenta mais pesado do que aparenta ser. Sua cabeça é redonda, o nariz é amplo e curto, há presença de linhas em seu rosto, sendo as características do rosto mais acentuadas nos machos do que nas fêmeas. Os olhos são grandes e expressivos, de cor verde independente da cor e padrão da sua pelagem. As orelhas também são largas, bem abertas na base e com pontas arredondadas.

A característica mais marcante dessa raça é sua pelagem que possui tons que vão do marrom até o azul, do chocolate para o lilás e do pêssego para o ouro, apresentando manchas delicadas, mas distintas. Os pelos são de comprimento curto, mas grosso, de aspecto brilhante, sedoso ao toque. O padrão para o gato Spottes Mist pode ser marmoreado – que lembra uma mistura de marmoreado com malhado – ou manchado. A cor de fundo a pelagem é sólida, de aspecto enevoado enquanto as marcas são mais escuras e se espalham por todo seu corpo. A cauda é longa e grossa, apresenta marcas aneladas – o mesmo não ocorre no gato com padrão marmoreado, que apresenta marcas irregulares no lugar das aneladas – que são da mesma cor das marcas do restante do corpo. As cores da pelagem e dos olhos só são definitivas por volta dos dois anos de idade.

Comportamento

Sua personalidade é baseada no melhor que existe em seus ancestrais, por isso um gato Mist Australiano possui o lado amoroso do Burmese, a alegria do Abissínio e a resistência proveniente de outros gatos. São felinos atléticos e alertas a tudo, sendo bastante curiosos e usando sua energia aparentemente ilimitada para se mostrar. O Mist Australiano pode ser descrito como atrevido, mas não de uma maneira ruim, ele apenas sabe o que quer e sabe como conseguir o que deseja, muitas vezes levando seu humano por caminhos que o último não quer ir. Eles vão dar um jeito de subir no colo mais próximo e seguir as pessoas pela casa para saber o que elas estão fazendo.

O gato da raça Mist Australiano possui sempre uma alegria contagiante e adora a convivência com humanos, sendo amigável com pessoas de todas as idades e paciente inclusive com crianças pequenas, aceitando brincadeiras e ser acariciado, não apresentando tendência a arranhar. Ele adora brincadeiras e fazer bater de qualquer diversão que apareça em sua casa. Apesar de todo esse lado ativo, atlético e brincalhão, o gato dessa raça não costuma ter os instintos de caçador tão comum nos felinos domésticos. O Mist Australiano é também conhecido como uma das raças que se mantém com personalidade de filhote por toda sua vida, apesar de se tornar mais sóbrio.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta