Kuvasz

Kuvasz

Kuvasz

Origem: Hungria. Cão de guarda oficial da Hungria durante a Segunda Guerra Mundial, o Kuvasz foi, nesse período, muito perseguido pelos soldados alemães que invadiam as cidades daquele país.

O matança foi tanta que, após a guerra, sobraram apenas 30 exemplares da raça. Com o passar dos anos, no entanto, a lealdade e o companheirismo característicos dessa raça foram reconquistando os criadores, e o Kuvasz voltou a fazer parte da vida das pessoas.

Porte: Grande

Características: Com um instinto muito forte de proteger crianças, o Kuvasz, ao presenciar uma invasão de ladrões na residência, é o primeiro a se posicionar e defender a menor criança da casa.

De fácil trato, pois possui uma pelagem com lanolina, que protege o animal contra sujeira e parasitas (pulgas, carrapatos e bernes), o Kuvasz deve tomar banho, no mínimo, a cada 15 dias, e, se possível, semanalmente.

A escovação pode ser quinzenal, pois seu pêlo não tem oleosidade e cheiro. Em regiões frias, o pêlo do Kuvasz fica crespo e fechado, protegendo-o do frio.

Já em regiões quentes, seu pêlo fica alto e liso, protegendo-o contra os raios solares. A proteção dos pêlos do Kuvasz contra o calor e o sol é tão grande que, se colocarmos um termômetro na pele de um Kuvasz e, no mesmo ambiente ensolarado, colocarmos um termômetro na pele de um Labrador, a temperatura do Kuvasz estará dois graus mais baixa.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta