Dogo Argentino

Dogo Argentino

Dogo Argentino

Origem: Argentina. O Dogo é o único cão reconhecidamente argentino. Seu primeiro padrão oficial foi estabelecido em 1928.

Este cão foi desenvolvido pelos irmãos António e Augustin Nores Martinez, na província de Córdoba. O Dogo Argentino mistura características de várias raças.

Em sua formação entraram o antigo cão de luta de Córdoba (uma mistura de Mastim Espanhol, Bull Terrier, antigo Bulldog e os primeiros Boxers) e cães autóctones. Para conseguir altura, acrescentou-se o Dogue Alemão Arlequim; para volume, resistência ao clima e a cor branca, introduziu-se o Grande Pirineus; para o faro apurado, o Pointer Inglês; para a rapidez, o Irish Wolfhound e, para a força, o Dogue de Bordeaux.

Porte: Grande

Características: Excelente caçador e cão de guarda, o Dogo Argentino é também conhecido por ser extremamente amável com seu dono, especialmente com crianças.

Ele já foi usado em rinhas e se mostrou apto também para guiar cegos. Musculoso e simétrico, o Dogo Argentino tem a cabeça maciça e as mandíbulas fortes.

Sua altura varia entre 60 cm e 65 cm e seu peso varia entre 37 kg e 43 kg. Seu pelo é curto, liso, denso e brilhante, sendo encontrado nas cores branco e pirata (branco com mancha preta o olho).

Alguns criadores recomendam não expor muito ao sol este cão de pelagem branca e indica corte na orelha até os quatro meses. O Dogo Argentino é incansável, requer exercícios e disciplina.

Guardião por excelência, o Dogo está ganhando cada vez mais respeito e popularidade internacional.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta