Passear com cachorro

Muitos têm dúvidas, ou desconhecem os benefícios de passear com cachorro.

Quem pensa que seu cachorro está completamente satisfeito com seu carinho, comida e uma boa cama está completamente enganado.

Praticamente todos os cães amam passear, isto é um tratamento para corpo e mente do seu cão. Ele identifica diversos cheiros de coisas e outros animais, despertando sua curiosidade, e se exercita de uma forma muito saudável.

Benefícios de passear com cachorro

Sempre passeie com guia e coleira

Sempre passeie com guia e coleira

  • Maior ligação entre o dono e o cão
  • Exercício físico
  • Queima de gordura
  • Relaxamento mental
  • Evita os cães fazer necessidades em casa
  • Evita brigas entre cães da mesma casa
  • Evita os cães destruírem coisas da casa
  • Entre outros…

Regras para passear com seu cachorro

  • Sempre passeie com guia e coleira, principalmente nas áreas urbanas
  • Cuidado com outros cães ou outros bichos
  • Seja educado, pegue todas as fezes do seu animal na rua em um saquinho plástico

Caminhando com seu cachorro

Normalmente não existem muitas restrições para fazer uma boa caminhada com seu cão, se ele não tiver nenhuma limitação (doença), é só pegar a coleira e sair.

Importante que estas caminhadas começarem em pequena intensidade e tempo. 15 minutos é o ideal para o começo.

Após alguns dias, vá observando seu cão durante o passeio, se ele estiver reagindo bem, sem cansar muito, voltando bem para casa, podemos aumentar aos poucos a intensidade ou o tempo.

Durante este passeio, note que seu cão ficará tranquilo, e se não ficar, procure tranquilizá-lo.

Mostre para ele que você está no comando, não deixe ele ficar te puxando muito forte, dê uns toques de leve na coleira ou faça comandos para ele prestar atenção em você e diminuir os puxões.

Uma dica muito boa é parar quando ele puxar forte, depois soltar quando ele parar de puxar. Ele entenderá rapidamente que quando ele puxa, não anda, e quando ele pára de puxar, ele consegue andar.

Correr com seu cão

Existem cães muito intensos e fortes e que gostam de corridas, principalmente os filhotes. Mas antes de uma corrida é importante perguntar ao seu veterinário se seu cão pode correr.

Normalmente começa as corridas com pequenos “piques” de 1, 2 minutos, depois aumentando para 5. Mas lembre-se que seu cão nunca será um maratonista. Ele não deve acompanhar você por 1 hora correndo sem parar.

Cães tem um fôlego menor que o nosso, portanto esta corrida tem que ser uma corrida leve, lembre-se disto.

Andar de bicicleta com seu cão

É um exercício mais forte e só deve ser feito por cães muito preparados e é necessário um cuidado especial de quem está comandando a bicicleta, pois se o cão parar ou cair, você tem que estar completamente ligado em seu cão para parar imediatamente.

Importante mais uma vez é identificar qual a situação do seu cão durante o exercício, pedalar de forma cadenciada e não muito rápida.

Passeadores de cachorros

Para quem não tem muito tempo, ou trabalha o dia todo, e dizem que não podem passear com cachorro, existem diversos passeadores de cachorros por um preço relativamente acessível, mas é importante ter boas referências deste profissional para não deixar seu bichinho nas mãos de qualquer um.

Eles pegam seu cachorro em casa, passeiam por volta de 30 minutos e os devolvem na sua casa. Seu cão vai chegar cansado e feliz !

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta