Os gatos são animais com comportamentos diferentes de cachorros, a espécie sobreviveu muitos anos independente de nós humanos. Esta independência é uma característica comum até hoje em gatos.
Felizmente, ninguem conhece mais seu gato que você ! Aqui explicaremos algumas características para você ficar atento na vida de seu gato e assim, descobrir se ele está saudável ou se precisa de uma visita ao veterinário.
Além disto, os gatos são animais que gostam da rotina, tem seus hábitos e odeiam mudá-los. Isto torna mais fácil tambem identificar um problema.
Esta simples mudança de rotina ou hábito pode indicar algum problema, então os pontos que citaremos aqui são como referência, qualquer mudança é importante buscar a causa.
Miados : O gato começou a miar muito, sem parar. Não é um miado por comida ou algo assim, mas um miado que não passa e fica durante horas.
Vômitos : O gato se lambe e forma as famosas “bolas de pêlo”, isto é normal, mas vomitar muitas vezes já foge da normalidade
Brincadeiras : A diminuição demasiada das brincadeiras.
Apetite : O aumento ou diminuição.
Sono : O gato dorme 10, 12, 14 horas por dia, isto é normal. Mas normalmente quando o dono chega, ele se levanta, come, faz as necessidades, etc… Ficar dormindo o dia inteiro não é comum.
Algumas situações anormais que merecem observações :
- Fazer as necessidades fora do local onde está acostumado.
- Agressividade com outros animais (antes, o comportamento era dócil)
- Estragar os móveis da casa, mesmo com seu arranhador ao lado.
- Estas são apenas algumas situações, e como são animais diferenciados, é importante levar ao veterinário sempre que perceber algo estranho. Assim você e seu felino terão uma vida mais saudável e em perfeita harmonia.






