Cuidados com sua Iguana

Iguana

Iguana (foto: nonciclopedia.wikia.com)

Alimentação:

A iguana precisa de muito cálcio, mas mais que isso, esse cálcio deve estar disponível para o tipo de metabolismo dela.
Um lembrete que vale a pena nunca esquecer: de nada adianta oferecer todo o cálcio do mundo se a iguana não tomar sol o suficiente. É que a vitamina D3, chamado colecalciferol, é essencial para que o cálcio ingerido seja bem aproveitado, e é produzido graças ao calor e raios UVB.

Pra quem quiser fornecer cálcio pra iguana, pegue algumas cascas de ovos, deixe secar uns 2 dias no sol, bata no liquidificador. Depois ofereça esse pó junto com as verduras….uma ou duas vezes na semana!

Nunca de proteína animal ( insetos, neonatos ) ao seu iguana, embora muitos sites recomendam.

Minha Iguana não come há dias:

Corte bem pequeno a alimentação, ou passe em um liquidificador ou processador de alimentos, e ofereça. Se recusar mesmo depois de uns 3 dias, tente colocar em uma seringa e injete na boca do animal, tomando cuidado para não machucá-lo.
O tempo de 3 dias é necessário p/ adaptação do ig na nova casa, não manuseie muito por enquanto para não aumentar o estresse do animal.
Você pode fornecer papinha para ficar mais fácil para ela ingerir o alimento;
Modo de fazer; Amasse um mamão e uma banana juntos, amasse bem até ficar bem mole, corte pequenos pedaços de verduras e misture na papinha, ate ela ficar repleta de pedacinhos verdes, abra a seringa e coloque o alimento por cima ( tentar sugar o alimento é torturante ). Você deve estar se perguntando; como vou abrir a boca de minha iguana para alimentá-la ..Calma um passo de cada vez;

Abrir a boca da iguana sem machucá-la?

Deve-se puxar delicadamente o papo da iguana para baixo e segurar a parte superior da mandíbula, ( necessita de duas pessoas para alimentar o animal com seringa ) Após abrir a boca dela a outra pessoa ligeiramente deve colocar o alimento em sua boca, coloque na ponta da língua evitando colocar muito alimento para ela não engasgar. Lembrando que tudo deve ser feito com o maior cuidado para não machucar o animal.

Macho ou Fêmea?

Impossível de saber se o animal é macho ou fêmea a olho nu quando este for muito jovem. Para definir o sexo de animais jovens usam-se um método chamado de sexagem. A sexagem do animal deve ser feito por especialistas. Se o animal tiver mais de 3 anos não precisa fazer a sexagem pois as características de macho ou femêa já são percebidas.

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta