Como tornar a visita ao veterinário com seu gato mais fácil

Visita felina ao veterinário

Visita felina ao veterinário (foto: felinedocs.com)

Infelizmente não são todas as vezes que as visitas ao veterinário com seu gato são agradáveis, quem tem gato sabe. Porém é necessário. Existem algumas formas de deixar esta visita mais fácil.

A caixa de transporte

É importante ter uma caixa de transporte adequada, mesmo gatos mansos costumam assustar-se quando estão em ambientes diferentes, então é necessário usar a caixa. Mas não é somente colocar o felino na caixa e ir ao veterinário.

Deixe o seu gato acostumar-se com a caixa. Se possível, deixe a caixa alguns dias em um local que ele tenha livre acesso. Desta forma ele vai se acostumando e na hora que você colocá-lo vai ser menos traumático para você e ele.

Coloque brinquedos ou catnip dentro da caixa, isto facilitará a entrada dele.

O transporte

Quando colocar a caixa no carro, deixe ela fixa para que não fique balancando muito, procure andar em velocidades mais baixas e evite freadas bruscas.

No veterinário

Ao chegar, procure um local da sala de espera onde não estejam cachorros, se possível procure saber um horário que não tenha nenhum caso seu felino se incomode com isso.

Procure acostumá-lo ao local, mexa com ele, faça carinho, mostre que não é tão ruim assim.

Na sala de consultas e exames

Ao entrar na sala, verifique que tudo esteja fechado, não existindo a menor possibilidade para a fuga dele. Assim que estiver assegurado isto, solte-o e deixe andar e se habituar ao ambiente enquanto você explica ao veterinário o motivo da sua visita.

Se for necessário injeções, cuide para que a boca e as patas do bichano estejam bem presas, pois em 1 segundo ele pode utilizá-las machucando todos que o estão segurando.

Procure sempre um veterinário que tenha experiência e paciência com gatos, eles são muito diferentes dos cachorros.


Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail

Deixe uma resposta