Atopia Canina

O que é a Atopia Canina

Atopia Canina, também conhecida como Dermatite Atópica, é uma doença alérgica crônica, normalmente decorrente de alguma disfunção genética.

Os donos de cães afetados com a atopia canina geralmente reclamam que seus cães se coçam demasiadamente, ocasionando machucados na pele e, posteriormente, prurido, infecções por fungos e bactérias.

Atopia Canina - Coceira

Atopia Canina – Coceira

As áreas mais afetadas são as patas, virilhas, flexuras, orelhas, axilas, dorso e ânus. Podem ocorrer em outras regiões, e quando começam a coçar, os cães com atopia normalmente coçam até machucar muito estas regiões.

A Atopia Canina normalmente aparece em cães entre 1 e 3 anos, sendo mais comum em animais que vivem em apartamentos, e estão diretamente ligados ao estresse do animal. Quanto mais estressado, mais ele coçará.

Muitas vezes a alimentação também é responsável por desencadear alergias, prejudicando muito animais atópicos.

Quais os sintomas da Atopia Canina

Atopia Canina - Vermelhidão

Atopia Canina – Vermelhidão

A Atopia Canina desenvolve na pele do animal, principalmente nas regiões citadas acima, e também é muito comum o cão desenvolver otites (infeções nos ouvidos), além de desenvolver um cheiro muito forte.

Estas infeções vão aumentando e o cão começa a coçar mais ainda, aumentando o ferimento, “alimentando” o machucado com mais bactérias, criando um círculo vicioso.

Outros sinais são a existência de prurido nestas feridas e muita vermelhidão na pele. Sintomas estes que são muito comuns em outras enfermidades de pele, o que torna o diagnóstico muito difícil de ser realizado com exatidão.

Por isto a necessidade de uma consulta com um veterinário qualificado para o correto diagnóstico da doença.

Atopia Canina - Áreas de coceira

Atopia Canina – Áreas de coceira

Qual o tratamento para Atopia Canina

Não existe um tratamento definitivo para a Atopia Canina, mas várias atitudes e alterações no dia-a-dia podem fazer com que os sintomas diminuam consideravelmente e algumas vezes até somem.

Atopia Canina - Tratamento

Atopia Canina – Tratamento

Mas é importante saber que quando surgir alguma outra situação em que o cão volte a se coçar, ele provavelmente voltará com os problemas anteriores.

Algumas dicas para diminuir os sintomas e ajudar no tratamento da Atopia Canina são:

• Passeios regulares algumas vezes ao dia
  • Nutrição correta, sem petiscos ou outros alimentos mais “fortes” que possam gerar alergia
  • Adição de alimentos com zinco, ômega 3, Aloe e Vera
  • Brincar e manter seu cão intertido com algo
  • Fitoterápicos para controle de ansiedade
  • Tratamentos tópicos com pomadas (receitadas por um veterinário)

Facebooktwittergoogle_plusredditpinterestlinkedintumblrmail